[NOTICIAS] BRÁULIO, UM NORDESTINO VENCEDOR

[NOTICIAS] BRÁULIO, UM NORDESTINO VENCEDOR

Por Carlos Eduardo Ozório – Portal das Lutas

Bráulio Estima foi o grande destaque do ADCC, que agitou Barcelona nos dias 26 e 27 de setembro. Nos oito combates que fez, o pernambucano bateu feras como Marcelo Garcia, André Galvão e Xande Ribeiro. Pelo feito e as belas finalizações como a da final do peso (um fatal triângulo invertido em André Galvão), recebeu o prêmio de atleta mais técnico. Após a comemoração, com as dependências do ginásio já vazias, Bráulio lembrou do início da carreira e das dificuldades que os brazucas têm para viver da luta, principalmente o pessoal de regiões mais carentes, como o Nordeste.

“Venho do Nordeste e nunca tive muito apoio. Lembro que o que me ajudava era sempre a família, o ‘paitrocínio’. Quando comecei a competir, nas minhas cinco primeiras competições internacionais perdi na primeira luta. Era um grande sacrifício arrumar a grana para ir. Pedia para a família e eles diziam ‘pô cara, o que você vai ganhar com isso?’, até que na sexta vez fui campeão pan-americano e despontei”, disse ele, sem esquecer da galera de sua terra.

“No Recife, de onde venho, e no Nordeste em geral tem muito cara casca-grossa, mas os caras não têm apoio. Na Gracie Barra PE tem muitos outros tops como o Otávio Souza, Bruno Almeida e Lucas Rocha, entre muitos outros. Eles estão entre os melhores do mundo. A verdade é que no Brasil é mais difícil e temos que investir em nós.”

Para seguir a carreira de atleta, Bráulio teve que fazer opções decisivas. A preocupação com o futuro era grande, mas a luta falou mais alto.

“Antes de partir para a Inglaterra, fazia Engenharia de Produção e meu pai perguntou se era realmente correto abandonar tudo pelo jiu-jitsu. Disse a ele: ‘Pai, se você tem condições de ser o melhor do mundo em algo, não interessa a profissão. Se você for o melhor jardineiro do mundo, por exemplo, será bem sucedido. Eu serei o melhor no jiu-jitsu e tenho esse potencial.’ Pulei fora e muitos tem que tomar essa decisão no mundo dos esportes”, lembrou.

O caminho não é fácil, mas o lutador vê um futuro melhor para os lutadores da nova geração.

“O Governo tem dado uma força com o Bolsa-Atleta e acho que muita coisa está mudando. Isso tem ajudado muita gente do Nordeste.”

Por fim, o campeão peso e absoluto do ADCC não esquece de outra pessoa que o ajudou na empreitada.

“Quero mandar um abraço ao Zé Radiola, uma pessoa que está sempre em contato comigo dando força. Ele sempre diz que sou o melhor e falo para ele deixar de ser coruja! Hoje ele deve estar feliz, mas é só um pouco de comemoração porque na próxima semana não sabemos o que vai acontecer”, encerrou.

Fonte: http://www.graciemag.com/news/51/ARTICLE/15797/2009-09-28.html